quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Síndrome do Desfiladeiro Torácico


A Síndrome do Desfiladeiro Torácico é a compressão do plexo braquial (nervos do braço) e da artéria subclávia, na altura do pescoço ou do ombro, e é muito mais comum do que podemos imaginar.
Um dos sintomas é a dormência (formigamento) nas mãos e braços, mas também o paciente pode apresentar perda de força no braço ou na mão, atrofia muscular e cianose (pele azulada) o que caracteriza a alteração circulatória.
Por diversas vezes é mal diagnosticada sendo quase sempre confundida com a síndrome do túnel do carpo, que pode apresentar sintomas semelhantes, tal fato se deve do não conhecimento da patologia por muitos profissionais, e que por essa razão muitas vezes são realizadas cirurgias desnecessárias.
Embora seja mais comum em mulheres jovens pode acometer todos os sexos e faixas etárias.
São ao todo 3 pontos que podem apresentar compressão: entre os músculos escalenos, entre a clavícula e a primeira costela e no tendão do músculo peitoral menor, assim chamados de:
1º Desfiladeiro: Músculos Escalenos
2º Desfiladeiro: Clavícula e Primeira Costela
3º Desfiladeiro: Tendão do Músculo Peitoral Menor
Alguns pacientes apresentam dores semelhantes a angina e embolia no membro superior acometido.
O diagnóstico é essencialmente clinico, ou seja, através de diversos testes pode se detectar se existe compressão e qual o nível desta. Exames complementares como Raios-X, eletroneuromiografias, e ressonâncias magnéticas podem contribuir para o diagnóstico, mas não são mais importantes que a avaliação física.
O tratamento fisioterapeutico é essencialmente manual, não sendo necessário utilização de aparelhos e costuma apresentar resultados positivos rapidamente, raramente são necessárias cirurgias, porem, quanto antes for detectado mais rápido o paciente retorna a suas atividades normais.

4 comentários:

  1. tenho muito interesse em discutir a fisioterapia nesses casos, pois meus pacientes costumam piorar com a fisioterapia tipo tens e outras mais.

    ResponderExcluir
  2. PODE ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL, FICO FELIZ SE PUDER AJUDAR
    MARCELO

    ResponderExcluir
  3. você concorda com o tratamento utilizando-se de mobilização neural associada à exercícios posturais como isostretching? sugere algo que traga melhoras em espaço de tempo mais breve?

    ResponderExcluir
  4. a neurodinamica(mob neural), é importantíssima para quadros como esse, é preciso tambem descobrir qual o nivel de compressão e trata-lo, o iso-stretching melhora a postura e a cadeia respiratória é um complementto muito bom.
    Marcelo

    ResponderExcluir