segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Crochetagem: Um Recurso Fisioterapêutico Eficaz!

Não é novidade para ninguém que a área esta bem saturada, por essa e outras razões, atualizar-se e agregar mais recursos ao arsenal terapêutico deve ser uma prática constante no dia-a-dia de todos os fisioterapeutas.

E foi justamente durante um congresso que conheci a Crochetagem Mio-aponeurótica de Eckman, uma técnica singular que utiliza-se de ganchos (crochets) com tamanhos e angulos distintos com o objetivo de quebrar aderências dos tecidos (músculo, fáscias etc).

Para aqueles não familiarizados com a técnica parece um tanto esquisito e fantasioso, porém, os resultados falam por si, em dores causadas por trigger points os ganchos constumam ser uma boa opção visto a ineficácia de aparelhos para essa determinada queixa, até então só tratadas de maneira efetiva com as mãos (Jones, PRT), e nem sempre tolerados por alguns pacientes.

Em aderências cicatriciais os ganchos surpriendem pela rapidez dos resultados, em apenas uma sessão a crochetagem faz verdadeiros milagres, se não bastasse a aparência de algumas cicatrizes, as aderencias são um obstáculo no tratamentos de distúrbios posturais, ja citado por BRICOT e outros autores, as cicatrizes representam verdadeiras barreiras, interferindo na mobilidade da fáscia e levando a alterações em muitas vezes em locias distantes das mesmas.

Trata-se de um processo indolor, cadenciado, que requer um bom conhecimento de anatomia palpatória.

Para aqueles que assim como eu admiram as tecnicas manuais e manipulativas, a crochetagem é sem duvida uma técnica a se aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário