terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Natação X Postura: Mitos, Verdades e "Achismo"

Tenho observado a indicação da prática de natação por profissionais da saúde para tratamento e/ou complemento nos tratamentos de postura, mas o que há de resultados?
Bem, confesso que procurei por artigos e trabalhos relacionados ao assunto e não encontrei nada, nada de estudos comparativos etc.
Na prática do dia a dia, notei uma coisa diferente: os pacientes que estavam tratando a postura e ao mesmo tempo praticando natação tiveram melhora mais lenta que aqueles que não praticavam.
Fiquei curioso para saber se eu estava com razão e questionei alguns colegas que trabalhavem com RPG, cadeias etc, porém, nenhum deles até então havia observado relação. Com o tempo eles passaram a observar seus pacientes e notaram a mesma coisa: quem estava praticando natação tinha uma melhora mais lenta!
A partir de então passei a interessar pela relação e não achei nenhum trabalho que mostrasse de fato que a natação era eficaz no tratamento postural.
Conversei com varios professores e alguns deles relatavam ja terem observado a mesma coisa, e que uma das recomendações era a de não praticar natação.
Acredito que se pararmos e pensar um pouco podemos achar uma teoria que explica tal fato: os músculos antigravitacionais são de fibras brancas (lentas), e a natação trabalha fibras de contração rápida, e mesmo em provas de longa duração acredito eu não haver uma coisa muito importante: ESPECIFICIDADE! Se não estou errado a postura se avalia e analisa de pé e a natação é uma atividade que se desenvolve em decúbito, como trabalhar esses músculos deitado e sem isometria.
Técnicas como RPG, Iso-stretching utilizam-se de posturas de pé (especificidade) e quando deitados trabalham em isometria e utilizando muita RESPIRAÇÃO, buscando não fortalecer, mas TONIFICAR.
O sistema Gama, que controla os fusos para ser trabalhado é necessario uma respiração bem específica, o que novamente não é a da natação.
Quero deixar bem claro que essa é minha opinião e que não realizei nenhum estudo para tal, apenas passei a observar melhor meus pacientes.
Mas qual embasamento para esses profissionais (e bons), recomendarem natação para corrigir a postura? Novamente tenho uma teoria: na decada de 80 havia uma atividade que quase não ouvimos mais falar, a aeróbica de alto impacto! e segundo alguns profissionais que ja trabalhavam nessa época essa atividade causou algumas lesões em articulações como joelhos e tornozelos. Acredito que por algum motivo alguém pensou que se o impacto lesava, a ausencia de impacto era benéfica, e esse "conhecimento" foi sendo transmitido até se tornar uma "verdade", quase uma "lenda urbana".
Bem, mesmo sem querer ser polêmico oriento que observe seus pacientes e tirem suas proprias conclusões!

Marcelo Renato Massahud Junior
Fisioterapeuta

4 comentários:

  1. Tb sempre achei que nadar piorava o desempenho da RPG, mas como vc esvreveu nunca li nada a respeito.
    Flavio BH

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, vc pode não ter achado estudo científico, mas está aqui te escrevendo um jovem de 29 anos que era super corcundo e está nadando há 2 anos e meio 3 vezes por semana (entre 1km-1,5km). O resultado é visível, meus amigos e familiares notam claramente a evolução. Minha postura melhorou muito, é inegável. E te falo uma coisa: nadar é prazeroso, saio da piscina leve e de boa. O RPG era um tédio pra mim, me sentia numa câmara de tortura, por isso o abandonei depois de 2 meses.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo! Trabalho com RPG( Shouchard) há 10 anos e concordo com vc tb.
    Como a natação trabalha os músculos de fibras rápidas, o resultado "brigará" com o do RPG(trabalhamos os antigravitacionários), pois assim, a natação, causará uma tonicidade "rebote" e n teremos o resultado pretendido do RPG. O melhor é n fazer atividade enquanto tiver em tratamento. Lembra q Philipe Shouchard diz, q os halterofilistas são fortes, porém fracos? Um abraço e se for para somar, pode contar comigo! Ah! Moro em Ilhéus, sou formada em Curitiba(PUC) e qdo tiver bons cursos pode me chamar!! Até,
    Clarissa Madureira.
    Trabalho

    ResponderExcluir
  4. Natação corrige postura sim! faço natação há 6 meses e de fato, já sinto uma melhora em minha postura .

    ResponderExcluir