sexta-feira, 20 de abril de 2012

Por uma Nova Fisioterapia


Ha algum tempo adquiri um livro do Fisioterapeuta Afonso Salgado chamado Saúde Integral: Fisioterapia Corpo e Mente.
Comprei o livro por muitas vezes deparar com casos onde a somatização é evidente, muitas vezes onde nossa atuação torna-se limitada, e mesmo sabendo que o processo de cura ou mesmo de melhora depende muito do desejo do paciente em melhorar, o livro poderia me dar mais uma ferramenta para ajudar esses meus pacientes.
Logo de cara me surpreendi com o livro, suas colocações e explicações sobre o aparecimento e desenvolvimento das patologias são excelentes, com explicações fisiológicas que não são ensinadas na grande maioria dos casos.
Tentarei na medida do possível passar em diversas postagens o que tirei de conteúdo do livro, mas de cara indico para aqueles que trabalham com fisioterapia.
A fisioterapia do século XX foi a fisioterapia da doença, da disfunção, a fisioterapia do século XXI será a fisioterapia da pessoa, do paciente.
Há muitos aprendemos que o paciente não deve ser reduzido a um órgão, um membro ou mesmo uma doença, porém, esses ensinamentos na grande maioria das vezes fica apenas na teoria. O paciente deve ser abordado como um todo, seu corpo, sua mente, e de certa forma sua alma.
Durante anos a relação entre corpo e mente foi praticamente extinta, ficando a mente a cargo dos psicólogos e psiquiatras. Até bem pouco tempo atrás se alguém sugerisse se uma doença física pudesse ter uma causa emocional era ridicularizado e taxado de charlatão.
A definição de saúde nos remete ao auge da Grécia antiga da célebra frase: CORPORE SANO IN MENS SANA, segundo a OMS a saúde é "Um completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência da doença", apesar de não ser nova essa definição a aplicação prática da mesma ainda é negligenciada.
Ainda são poucos os estudos das manifestações psicossomáticas, e ainda existam aqueles que por mais evidente que possa parecer sempre busca uma outra explicação frente a esses casos.
Vamos entender o stress, é uma palavra que esta na moda, tudo é sempre culpa do stress, falta de tempo, falta de dinheiro etc. O stress na verdade é algo benéfico, sem ele jamais nos adaptaríamos a nenhuma mudança, é o stress que nos faz fugir, lutar ou mesmo nos adaptar a alterações ambientais, porém, a longo prazo ele mata!
Quando mantido por longos períodos o stress interfere em vários mecanismos do nosso corpo, influenciando inclusive no sistema imunológico.A médio e longo prazo causa aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e até mesmo dores crônicas.

Para não se tornar uma postagem muito longa e cansativa em breve continuarei postando comentários

e opiniões sobre o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário