quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Antes e Depois

Algumas das propagandas mais utilizadas são aquelas que mostram fotos antes e depois do tratamento. A utilização dessas imagens é polemica e tema de debates de ética pois muitas vezes expoe o cliente/paciente e acaba mostrando muitas vezes defeitos e não patologias.
Não quero gerar polêmica e na minha opinião desde que o paciente autorize o uso de sua imagem não vejo mal nenhum em comprovar o resultado de seu trabalho.
Pois bem, hoje tambem tenho algumas imagens para divulgar, mostrando antes e depois, porém, queria contar uma pouco sobre o tratamento.
Trata-se de um paciente do sexo masculino, militar de 34 anos apresentando durante a avaliação inicial:
Lasegue positivo a 30º, atitude antálgica, ausencia de reflexo patelar no MID e muita dor lombar irradiando p MID (10 na escala visual analógica), segundo ele ao realizar um movimento de rotação durante uma atividade esportiva (jogando polo) sentiu uma pontada muito forte que atrapalhava até a respirar, conseguiu com ajuda descer do cavalo e começou a sentir dores irradiadas para o MID.
Imediatamente começou tratamento fisioterapeutico especializado, e foi encaminhado ao neurologista para acompanhamento do seu quadro clinico.
Foi solicitada uma RNM lombar, a qual foi detectada uma volumosa hérnia discal extrusa no segmento L4-L5 e protusão discal no segmento L5-S1.
O tratamento utilizado foi composto de: mobilização neural, manipulações osteopáticas, extensão de Mckenzie e estabilização vertebral, realizadas por um periodo de 6 meses com 2 sessões por semana.
Já nas primeiras sessões a dor foi diminuindo (3 na EVA), lasegue negativo, sem atitude antálgica e reflexo patelar D diminuído em comparação com o E.
Com 2 meses ja não havia dor, lasegue negativo, assim como outros testes que não foram realizados na avaliação inicial por incapacidade do paciente (muita dor), dentre eles bragard e slump.
Com 4 meses ja não havia diferença no reflexo patelar e o paciente foi liberado para caminhada e exercícios sem impacto.
Com 6 meses foi solititada uma nova RNM onde observou diminuição considerável da hérnia do segmento L4-L5 e da protusão do segmento L5-S1 (apenas abaulamentos).
O paciente encontra-se em tratamento e deverá ser submetido a outro exame de imagem antes de ser liberado para retorno às atividades físicas militares.

Imagens da 1º RNM, realizada no dia01/06/2011:






Imagens da 2 RNM, realizada no dia 03/11/0211:






Pesquisas demonstram que mais de 80% dos pacientes com hérnias discais submetidos a tratamentos fisioterapeuticos especializados (osteopatia, Mckenzie, estabilização vertebral, quiropraxia etc), relatam melhora da queixa principal, porém, ainda são poucos os que tem acesso a esses tratamentos, devido aos custos e a falta de conhecimento tanto dos pacientes quanto dos médicos.
A demonstração dos resultados através de imagem é fundamental, visto que a utilização dos outros parametros são subjetivos e não são completamente confiáveis.
Acredito que a pouca produção dessas "provas" seja o preço desses exames, visto que a maior parte dos convenios limitam o numero de exames por anos.

3 comentários:

  1. Muito bom, nunca havia visto uma regressão de hérnia lombar assim, tenho bons resultados mas com pouca regressão ou mesmo fibrose do disco, vc tem algum curso sobre seu método de trabalho? usa algum equipamento?
    Aguardando
    Felipe Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, tudo bem?
    A realmente a fibrose acontece mais que a regressão da hérnia, porém, nesse caso específico o paciente iniciou o tratamento no mesmo dia que sentiu a dor, e muitas vezes a osteopatia ou outras terapias manuais só são procuradas depois de tentar diversos outros tratamentos.
    Não utilizei nenhum equipamento, mas existe uma mesa de flexão e distração que ja utilizei em outras vezes que ajuda bem o tratamento, porém, não substitui uma mão bem treinada.
    Acredito que tenha um curso com essa modalidade de tratamento logo.
    www.colunasemdor.net
    abraço
    Marcelo Renato Massahud Jr

    ResponderExcluir
  3. Poxa que legal, trabalho com fisio geral e as hérnias que tratam costumam me dar muito trabalho.
    Quando tiver o curso pronto pode postar aqui que vou fazer.
    parabens, muito bom o blog.
    Marco Antonio Barros

    ResponderExcluir