sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pilates, Condicionamento, Reabilitação e Modismo.


O método Pilates constitui uma fantástica atividade física, unica e eficiente.
Mesmo não sendo um método de reeducação postural por excelência, trabalha a postura como nenhum outro exercício físico.
Trabalha de forma excelente a musculatura abdominal e os músculos profundos da coluna, além de propiciar equilíbrio, consciência corporal, melhora do padrão respiratório e muitos outros beneficios.
Quando bem supervisionado o Pilates proporciona todos esses benefícios citados, porém, se não não passa de um exercício qualquer. Vejamos da seguinte forma, muitos profissionais que não tem a formação (ou nenhum conhecimento) sobre motricidade humana, e principalmente sobre posturas (normal e alterações).
Temos atualmente uma concorrência muito grande, e com isso tudo o que se destaca, tudo o que apresenta resultado logo é copiado (e muitas vezes mal copiado). A área da saúde esta se tornando um balcão de negócios.
É imensa a quantidade de profissionais despreparados em todas as áreas, e no Pilates não é diferente.
Um profissional do fitness instruindo pilates não é e nem sera um verdadeiro instrutor de Pilates, será um professor de fitness. Nada contra os professores, mas são coisas completamente diferentes, o fitness trabalha força, o Pilates trabalha tônus, observe um bom estúdio a preocupação do instrutor com o padrão respiratório do aluno, a contração contínua dos abdominais, a postura sempre corrigida....... enfim, é um método muito complexo.
Vamos compara-lo ao treinamento com pesos livres. Como gerar contração muscular em qualquer nível de posicionamento do músculo (encurtado, alongado ect), não é possível obter a gama de contração muscular em diferentes pontos como com uma mola. Se quiser trabalhar outras unidades motoras (fibras), podemos apenas alterar um pouco o ângulo articular e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário