segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Pilates e Dor na Coluna

O método Pilates ganha adepto a cada dia, seja em busca de uma atividade física ou de um complemento a um tratamento fisioterapêutico.

A dor lombar é um problema cada vez maior na sociedade moderna, cada vez mais trabalhamos longos períodos sentados, em posturas inadequadas, desenvolvemos cada vez menos nossa motricidade, somos submetidos a níveis elevados de stress etc. Tudo isso acaba contribuindo para um aumento alarmante das queixas de dores nas costas.
É comprovado que a prática regular de uma atividade física auxilia na prevenção e tratamento dos problemas de coluna. Além de ajudar a manter/baixar o peso os exercícios auxiliam a desenvolver músculos atrofiados, a equilibrar e melhorar a postura e principalmente na estabilização. Porém, é preciso alguns cuidados na prática de atividades por pessoas já diagnosticada com problemas na coluna vertebral, o acompanhamento deve ser constante e por um profissional habilitado e capacitado, esse profissional também deverá compreender os mecanismos de cada uma das patologias que podem acometer a coluna vertebral.
Qual a vantagem do Pilates sobre outras atividades para os indivíduos com problemas de coluna?
O Pilates enfatiza muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Ele é baseado em seis princípios: respiração, centro de força (power house), concentração, controle, precisão e fluidez.
Ênfase na respiração, a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento e, se adequada, favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória dos ombros e do pescoço.
Centro de força: É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético. 
 Concentração: Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. É a transformação de um pensamento em movimento. 
 Controle: É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da concentração.
 Precisão: Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
Fluidez: A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário