Não é raro, pelo contrário, é extremamente comum pessoas em tratamento de dores na coluna não conseguirem permanecer na postura correta, seja em pé, sentado, deitado etc.
O processo de tratamento envolve muito mais do que apenas o tratamento clinico, mas também mudanças de hábitos lesivos.
Por vezes escutamos os pacientes dizer que não conseguem sentar-se da maneira correta, que corrigir a postura causa dores, desconforto, ou mesmo que só conseguem dormir da maneira a qual estão acostumados.
Como resposta eu digo que se fosse fácil nós fisioterapeutas estaríamos desempregados e que assim como o processo do corpo em adotar o errado como certo não foi do dia para a noite a adaptação das posturas corretas também levaria algum tempo.
A postura é a organização das partes do corpo, e essa deve ser feita respeitando conforto e mínimo gasto energético. Se essa organização está errada além de maior gasto energético o conforto estará prejudicado o que levaria outros segmentos a se alterarem buscando uma forma de compensar a alteração primária, como numa trama de elástico onde a tensão aplicada sobre um elástico refletiria em todos os outros. Além do mais essas alterações causam desgaste prematuro de nossas articulações gerando artroses, mantem os músculos em tensão gerando dores, fadiga e causando uma série de outras patologias, como hérnias de disco.
Apesar de considerar o fator mais difícil no tratamento as mudanças de hábitos devem ser incentivadas, é preciso insistir que o paciente não é um ser passivo no seu processo de tratamento e que a melhora passa pela responsabilidade do paciente, e que não é possível ter uma outra condição de vida, sem dor se ele continuar fazendo o que sempre fez e que essas atitudes podem ser a causa do seu problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário