segunda-feira, 28 de maio de 2012

Osteopatia Preventiva

A Osteopatia além de atuar no tratamento das disfunções do corpo é também um recurso preventivo!

Cresce a cada dia a utilização da Osteopatia como prevenção das lesões e dores. Por se tratar de uma modalidade manual onde o tratamento baseia-se na identificação e liberação das disfunções de mobilidade a Osteopatia atua como excelente recurso preventivo nos casos de dores e aparecimento de lesões. 
O Tratamento é realizado da mesma forma de um tratamento convencional, porém, neste caso não há a queixa. O paciente é submetido a uma avaliação minuciosa onde são detectadas as alterações e imediatamente corrigidas.
Quem mais vem se beneficiando dessa "abordagem preventiva" são os atletas, principalmente os atletas de alto rendimento que executam gestos esportivos em treinos e competições inúmeras vezes.
Se pensarmos que depois do aparecimento da lesão o atleta irá muitas vezes se afastar dos treinamentos no período de tratamento, passar pelas etapas de reabilitação para depois retornar aos treinos e mais tarde ás competições isso gera uma queda nos resultados até que se alcance novamente seu nível.
A abordagem preventiva, apesar de amplamente divulgado seus benefícios ainda engatinha no Brasil, é muito mais comum infelizmente se remediar que se prevenir, basta atentarmos para a venda indiscriminada de medicamentos. 
Por muitos anos se divulgou que o alongamento é uma forma de prevenção, o que mais recentemente foi demonstrado que não é, segundo pesquisas recentes a repetição de gestos esportivos e mobilização articular (que nada mais é que Osteopatia) são as melhores formas de prevenção de lesões. 
Se imaginarmos nosso corpo como uma máquina (o que realmente é), a prevenção, no caso a Osteopatia, seria como as revisões, ou seja, são realizadas para detectar futuros problemas, corrigidos quando ainda não há sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário