quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cruralgia e Lombocruralgia

A cruralgia é uma manifestação da compressão de uma raiz nervosa lombar (assim como a ciatalgia), das raízes de L3 e L4 e a dor encontra-se localizada na face anterior do membro inferior.
Pode ou não estar associada a dor lombar (lombocruralgia).
O nervo crural é formado pelas raizes L2-L3-L4, e possui uma relação com os rins e o músculo psoas.
A faixa etária mais comum de aparecimento é entre 50-60 anos.
As causas mais comuns são as lesões somáticas vertebrais (L2 a L4), espasmos do musculo psoas (efeito de guilhotina no N. crural), patologias nos rins, doenças ocupadoras de espaço na região pélvica (tumores), compressões causadas por hérnias lombares nos segmentos de L2-L4, artroses, neuropatia diabética etc.
Em pacientes jovens é mais comum em ciclistas.
O diagnóstico é feito através de exames de imagens e avaliação clinica: teste de Lèri (também chamado de lasegue invertido), dor com aumento da pressão abdominal, ausencia de atitude antálgica, déficit motor do quadríceps, tibial anterior e psoas, diminuição ou ausencia de reflexo patelar.
O tratamento Osteopático visa liberar bloqueios e compressões que possam ser responsável pelo quadro (hérnias lombares, espasmos musculares).
Maior eficiencia pode ser obtida com a utilização de mabilização neural, estabilização vertebral e sistema de flexão-distração em conjunto com a osteopatia.

Um comentário:

  1. Muito legal esse blog, não conhecia a cruralgia, pelo menos não com esse nome. Onde posso encontrar mais sobre o tema.
    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir