terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sua dor na coluna piora quando você está sentado?


É muito comum as pessoas que são acometidas por dores na coluna relatarem um aumento da dor quando encontram-se sentados.
Existem uma séries de fatores que pioram as dores na coluna quando nos encontramos sentados, mas vamos começar lembrando que o homem nos últimos 10, 20... 50 mil anos teve sua mecânica sendo modificada para caminhar, para ficar de pé. Ficar sentado é uma novidade para o homem, entretanto, nos dias atuais são raros os que não trabalham sentados. 
Olhando as curvaturas da coluna sabemos que essas são criadas devido à solicitações mecânicas, primeiro a lordose cervical (controle do movimento do pescoço, olhar para frente ao engatinhar etc), e mais tarde a lordose lombar, que se forma a medida que passamos a caminhar sobre as doas pernas.
As curvaturas possuem diversas funções, como por exemplo dissipar forças de achatamento (gravidade), e quando estamos sentados há uma retificação de lordose lombar chegando em muitos casos uma inversão de curva, formando uma cifose lombar.
Pacientes com hérnias lombares se queixam muito de que a postura sentada pioram quase imediatamente os sintomas, ainda mais quando estão passando por uma crise de lombalgia ou lombociatalgia, tal fato se deve que a perda da lordose e a inversão da curvatura projeta o disco para trás, em direção à raiz nervosa e à meninge.
A imagem abaixo demonstra o aumento da pressão sobre o disco intervertebral em pé e sentado:


Devemos ter em mente que ficar em pé é o mais fisiológico do ponto de vista biomecânico e que deve ser evitado apenas quando o indivíduo não tem realmente condições de permanecer de pé, o repouso (deitado) prolongado pode enfraquecer os músculos estabilizadores piorando o quadro e dificultando o processo de tratamento.
Outro fator causador de dor é que poucos são aqueles que sentam-se corretamente sobre os ísquios, a grande maioria senta sobre o sacro que pode causar: dor sacro-ilíaca e a médio prazo a inversão da curva lombar pode gerar uma tensão no ligamento amarelo e posteriormente uma frouxidão ligamentar que irá causar uma estenose do canal medular.
Ainda existem outros fatores que aos poucos vamos falar de cada um deles.