segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Treinamento de força para a Terceira Idade


Uma das grandes falhas que observo no dia a dia é a falta de prescrição de exercícios de força para pacientes da terceira idade. Para muitos profissionais da saúde os exercícios aeróbicos são mais que suficientes já outros acreditam que exercícios de força pode causar lesões num sistema osteoarticular já debilitado. O que na minha opinião é uma grande bobagem, a prescrição correta com a devida supervisão só traz benefícios.
A sustentação depende do esqueleto e dos músculos, se existe uma fraqueza muscular a degeneração óssea é mais do que certa, assim como a deposição óssea pelos osteoblastos obedecem a lei de Wolf (descarga mecânica), um vetor de força alterado vai degenerar o esqueleto. A partir do momento que necessitamos de músculos para desempenhar todas as nossas atividades, se tivermos músculos fortes o suficiente bom controle motor e coordenação nossas articulações serão poupadas de sobrecargas lesivas.
Alem de poupar o sistema locomotor o trabalho de força proporciona mais independência e confiança ao idoso, quem já não observou alguma pessoa com mais de 65 anos entrar num carro, principalmente no banco traseiro¿ se parece muito mais uma tortura, uma atividade relativamente simples se torna dificultosa devido a falta de força muscular, equilíbrio e confiança.
Para manter nossa postura utilizamos principalmente fibras musculares lentas, mas essa não apresenta perda significativa de função com a idade, então porque com o passar dos anos perdemos a função de ficar eretos e equilibrados se esses músculos não são motores principais desse atividade¿ a resposta é simples, com a perda da força perdemos também a confiança, e optamos por aumentar a base (pernas abertas) e aproximar o centro de gravidade do solo (postura curvada), tudo isso em conseqüência de perda de força de músculos que não participam desse função, e com a alteração da postura, passamos a sofrer ação mecânica diferente e degenerando nosso aparelho locomotor: os músculos se cansam mais facilmente porque estão trabalhando mais para manter essa postura errada, ligamentos, cápsulas e outras estruturas articulares submetidas a forças vetoriais diferentes ocasionando as artroses. Não é por acaso que as artroses acometem articulações submetidas à descarga de peso.
Longe de mim ir contra as atividades aeróbicas, todos sabemos seus benefícios aos diversos sistemas do corpo, mas essa deve ser complementada por uma atividade que objetive o ganho ou a manutenção da força muscular. Porem existem poucos profissionais capacitados para esse trabalho, pois durante toda a execução da atividade ele precisa ser monitorado, seus sinais vitais, ter sua postura corrigida, respiração coordenada com o exercício, tempo de execução e tempo de repouso.
Trabalhando dessa forma podemos observar um excelente resultado, culminando com maior independência funcional aos pacientes da terceira idade.

Marcelo Renato Massahud Junior