segunda-feira, 23 de março de 2009

GELO OU CALOR?

Quando utilizar o Gelo ou Calor para alívio das dores?

Sempre aprendemos a utilizar gelo até 48 horas depois de um entorse ou contusão, mas e depois quando realmente utilizamos frio ou calor?
Até mesmo essa "regra" de se utilizar gelo durante 48 horas depois de um trauma não esta totalmente certo, vejamos os fatos:

Por que se utiliza gelo durante 48 horas após o trauma?
Tem ligação com as fases do processo inflamatório, o gelo no inicio impede (ou diminui) o edema, ja o calor pode aumentar a permeabilidade dos vasos e aumentar o edema.

Quanto tempo de gelo após o trauma?
Depende da individualidade do paciente, 48 horas é a média de passar a fase inicial da inflamação, fase em que desenvolve o edema, mas isso pod durar mais ou menos tempo, o correto é ficar atento aos sinais e sintomas do paciente, se houver edema, calor e rubor, mesmo depois de mais de 48 horas deve se utilizar gelo.


As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapêuticas.

Calor
Efeitos Terapêuticos do Calor:
1. Alivia a dor.
2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.
3. Diminui a rigidez das articulações.
4. Melhora o espasmo muscular.
5. Melhora a circulação.
A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.

Contra-indicação
Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Técnica de Tratamento
O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 3 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.

Frio
Efeitos Terapêuticos do Frio:
1. Diminui o espasmo muscular.
2. Alivia a dor.
3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.
Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento
O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 10 a 20 minutos, no local da dor ou do edema, 3 vezes ao dia.
O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.
O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos é preferível usar calor.