domingo, 24 de fevereiro de 2013

Osteopatia: Um pouco da sua história.



A origem da Osteopatia está diretamente ligada a vida do Dr. Andrew Taylor Still, fundador da osteopatia. Andrew Taylor Still nasceu em 6 de agosto de 1828, no extremo oeste do estado da Virgínia, EUA. Filho de Martha Still e do médico Abram Still, que também era fazendeiro e ministro da igreja episcopal metodista. Andrew seguiu os passos do pai e se tornou um fazendeiro e médico.

Andrew era um excelente caçador e relata que sua juventude na fronteira americana foi de grande utilidade para o desenvolvimento da osteopatia: "Minha experiência vivendo na fronteira foi muito valioso. Teve um valor inestimável em minhas pesquisas científicas. Antes mesmo de estudar anatomia nos livros, eu já havia aperfeiçoado este conhecimento através do grande livro da natureza. Despelar esquilos me colocou em contato com músculos, nervos e veias. Os ossos, a base da osteopatia, sempre foram de meu interesse antes mesmo de aprender seus nomes científicos".

Em 29 de janeiro de 1849, casou-se com a senhorita Mary M. Vaughn e se mudou para Lawrence no Kansas, região ocupada pela tribo Shawnee. Lá ele cultivava uma fazenda e junto com seu pai realizava atendimento médico aos índios e colonos. Sua esposa morreu em 1859, e o deixou com três filhos. Em 1860, casou-se com Mary E. Turner.

Nos anos de 1852-1853 foi cirurgião sob comando do General John C. Fremont, e durante a Guerra Civil ele foi cirurgião do exército da União no corpo de voluntários. Foi neste período em que ele começou a perder a confiança na eficácia dos medicamentos e nos procedimentos médicos da época. Entre os anos de 1861 e 1864 Still serviu e comandou batalhões durante a Guerra de Secessão, lutando pela libertação dos escravos. Dr. Still alcançou o posto de Major, e em outubro de 1864 cumpriu ordens de dispensar todo seu regimento, encerrando sua carreira como militar.

Dr. Still mudou-se do Kansas para Kirksville, Missouri em 1875, mas não se fixou de forma permanente até 1887. Durante este período ele trabalhou como médico intinerante, indo de lugar a lugar procurando oportunidades de curar os doentes com seu próprio método original. Dr. Still atraiu muita atenção quando chegou em Kirksville, principalmente devido ao caso da senhora Robert Harris. Ela esteve doente por anos, e todos os médicos da cidade haviam desistido de tratá-la. Ela não conseguia elevar a cabeça sem que ocorresse cãibras, convulsões, e perda da consciência, os vômitos eram frequentes.
 O médico Dr. Grove, ouviu sobre os trabalhos do Dr. Still, e a recomendou que buscasse sua ajuda. Dr. Still a tratou durante três meses, e apartir de então ela voltou a ter boa saúde. Não parece necessário dizer que desde o tratamento a família Harris se tornou amiga do Dr. Still e se transformou em fervorosa defensora da Osteopatia.

Pessoas de todos os cantos, inicialmente, zombavam do Dr. Still, mas muitos foram obrigados a reconhecer o seu maravilhoso trabalho. Ele ficou conhecido como "o rápido ajustador de ossos" (the lightning bone-setter). E muitas vezes podia ser visto por seus amigos com sua caixa de ossos, estudando-os em seus mínimos detalhes. Frequentemente dizia: "só os medicamentos não irão resolver, precisamos ter algo melhor".

Sua habilidade como terapeuta foi evidenciada em Kirksville pelas centenas de pacientes paralisados e aleijados que o procuravam, e que em poucas semanas partiam com seus corações aliviados e seus membros endireitados. Sua fama se espalhou e ele fez a cidade de Kirksville ser conhecida em todos os estados dos Estados Unidos, devido a sua reputação.


Muitas vezes Dr. Still deixava Kirksville para ir a outras cidades fazer exibições em lugares públicos escolhendo pessoas com doenças que ele poderia rapidamente demonstrar os "Princípios da Osteopatia" perante a multidão. Muitos o julgavam como louco e insensato, mas de uma forma geral sempre deixava uma boa impressão por onde passava. 

E em 1892 quando sua procura se tornou tão intensa que ele e sua família não conseguiam mais atender as vastas multidões que apareciam para tratamento, então Dr. Still começou a ensinar formalmente a Osteopatia, fundando a American School of Osteopathy.
A residência do Dr. Still na fronteira durante longos anos no período em que estava desenvolvendo sua ciência não foi mero acidente. A natureza primitiva era o ambiente ideal para ter a independência necessária para completar seu trabalho. Tradições da prática médica tiveram de ser ignorados, funções da mecânica humana não descritos em livros tiveram de ser descobertas.

Em sua autobiografia Still nos mostra como o ambiente em que morava teve influência no desenvolvimento da Osteopatia: "Eu, que tive alguma experiência em aliviar a dor, descobri que os medicamentos são um fracasso. Desde cedo fui um estudante da natureza. Na minha juventude no Kansas, eu dediquei minha atenção ao estudo da anatomia. Eu me tornei um ladrão em nome da ciência. Os túmulos dos índios foram profanados e seus corpos exumados em nome da ciência. Estudei os mortos para que pudesse ajudar os vivos".

"Índio após índio foram exumados e dissecados, e eu ainda não estava satisfeito. Muitos experimentos foram feitos com os ossos, até que eu me tornasse muito familiarizado com o sistema esquelético. Talvez eu avançaria mais cedo no desenvolvimento da Osteopatia, se a Guerra Civil não tivesse interferido no progresso de meus estudos".

E foi na primaveira de 1864 que ele perdeu completamente a confiança na eficácia dos medicamentos, devido a tragédia em sua própria família, que levou a morte de 3 de seus filhos por meningite.

Os primeiros pacientes tratados com osteopatia pelo Dr. Stil em sua grande maioria eram pessoas pobres. E por ser um método novo e desconhecido, diversas vezes os pacientes recusavam o tratamento.  Dr. Still teve de muitas vezes entrar pela porta dos fundos de seu consultório para evitar ser abusado e ridicularizado por parte das famílias dos pacientes devido a seu novo método de tratamento. O fato era que ele precisava ter contato com um grande número de pessoas para obter dados suficientes para apoiar suas afirmações,  foi necessário viajar de um lugar a outro para manter a prática contínua.


No ano de 1872 ele realizou viagens através do país e avaliou todos os casos crônicos que ele pode encontrar. No período de transição, antes mesmo dele abandonar por completo o uso de medicamentos, houve um caso em que ele foi chamado para viajar ao interior e avaliar uma paciente com pneumonia, ele havia esquecidos de levar seus medicamentos, então recorreu à manipulação e curou o caso mais rapidamente do que se estivesse usado os remédios.

Em 1878 ele já estava praticando sua nova profissão, ainda sem nome. Pessoas viajavam grandes distâncias para vê-lo, e todos tratados saíam felizes. Continuou suas viagens para tratar todos os tipos de pacientes que não tinham medo de seu tratamento. O resultado de ter largado a prática médica (com remédios) e devido aos atendimentos gratuitos na grande maioria de seus pacientes que eram pobres, Dr. Still começou a empobrecer. E mesmo na pobreza Dr. Still continuou firme a sua convicção e crença na osteopatia.

Após diversas viagens e curas espetaculares Dr. Still retornou para Kirksville e começou a clinicar. Ele e seu filho Harry faziam todo o trabalho. Mas a clínica cresceu muito além de suas expectativas. E mesmo depois dos filhos Charles e Herman se juntarem, eles não conseguiam dar conta do trabalho. Foi então que Dr. Still especulou em começar a ensinar. A primeira turma consistia em seus filhos e mais três estudantes regulares: Dr. Wilderson, Dr. Hatten e Dr. Ward.


FONTE:


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013