quinta-feira, 29 de abril de 2010

PLATAFORMA VIBRATÓRIA

Uma nova modalidade de exercício vem ganhando novos adeptos a cada dia; trata-se da plataforma vibratória, até mesmo aqueles que torciam o nariz estão se rendendo aos excelentes resultados dos exercícios.
Não se trata somente de uma maquina que vibra. Criada pelos russos (antiga União Soviética) para recuperação de astronautas e para minimizar perdas ósseas e musculares devido à falta de gravidade no espaço (astronautas russos conseguiam ficar até 450 dias no espaço sendo que os americanos apenas 120 dias), esse aparelho tem mais indicações que podemos imaginar.
E os benefícios vão muito alem disso, com sessões curtas (10 a 20 minutos) pode-se trabalhar todo o corpo de forma segura e sem contra-indicações, é excelente para aqueles que tem pouco tempo para se exercitar ou aqueles que querem apenas complementar seu treinamento. Para se ter uma idéia existem atualmente mais de 2 mil artigos científicos comprovando resultados da plataforma em atletas de alto nível e muitos outros mais comprovando resultados em pacientes acometidos pelas mais diferentes patologias, que vão desde doenças neurológicas, passando pelas metabólicas e ortopédicas, tudo isso devido ao grande recrutamento de fibras musculares.
Mais recentemente passou a ser a “febre” das clinicas de estéticas pelos resultados nos tratamentos de celulite, gordura (localizada e visceral), flacidez, melhora o funcionamento do intestino, tonifica a musculatura (músculos e pele mais firme), aumenta o metabolismo acelerando a queima de gordura, auxilia na circulação sanguínea e na drenagem linfática, aumenta a produção natural do Gh (hormônio da juventude) e outros.
O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.
Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.
Apesar de não possuir contra-indicações portadores de marca passo, grávidas nos primeiros meses de gestação, crianças menores de 8 anos, epiléticos e portadores de doenças cardíacas graves devem evitar essa atividade.
Benefícios da Plataforma Vibratória:
Tonificação e definição muscular;
Combate à osteoporose;
Melhora da circulação sanguínea;
Combate à celulite e às varizes;
Drenagem linfática;
Emagrecimento;
Melhora da função intestinal;
Prevenção de problemas músculo-esqueléticos;
Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
Alívio da dor;
Ganho de flexibilidade;
Relaxamento;